quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Ô Flora, até você?!

CA-RA-LHO! Vééééééi... Flora é a assassina meu irmãããão! Ela não é a favorita! Essa revelação fez meu mundo cair, e o de muitos outros brasileiros noveleiros também. Revelar quem é o assassino antes do fim da novela é como uma ejaculação precoce! Eu ainda tinha fé que todas as capas das revistas podiam estar enganadas e que Flora era tal qual seu nome me induz a pensar...

Se por um lado há o mérito do autor em escrever personagens mais próximos da realidade, contraditórios como o ser humano, por outro há a desconstrução de todo um imaginário coletivo de que o pobre é o injustiçado, o rico é esnobe e opressor.

O que a Globo pretende com isso? Com certeza não é apenas um grito desesperado de “PELAMORR-DE-DEUS, ME ASSISTAM!” Vamos relacionar as coisas. Na seleção dos dois últimos BBBs, o povo perdeu qualquer tipo de identificação com algum dos personagens já que não há mais nenhum necessitado, ninguém por quem torcer para que tenha uma vida verdadeiramente nova, não há mais babás, cabeleireiras ou professoras. Apenas alguns pobres projetos de celebridade e capas das próximas revistas de nu artístico. Então o BBB dicotomizou o público da seguinte forma: os torcedores pela manutenção do casal até o fim – ou seja, prêmio para o amor puro, va$$alo e $incero (!?); “to nem aí pra quem ganhar... só quero vê as brigas e a pegação” – grupo ao qual me incluo. O brasileiro não tem mais a possibilidade de torcer pelas minorias ou pelos oprimidos, nem nas novelas. Portanto, é bom ele ir se acostumando a imaginar que nem tudo que reluz é ouro, e que os ricos da novela e do BBB podem sim ser bons, ainda mais se realizarem generosas doações para o Criança Esperança.

E eu que pensei que as novelas fossem os redutos dos maiores clichês e estereótipos... Sinal dos tempos... não se fazem mais novelas como antigamente (não posso esquecer da originalidade e dos efeitos especiais de última geração dos Mutantes da Record. Soube que Mutantes 3 virá acompanhando um óculos de animação 3D!)



Olha a Eliana dos dedinhos hahaha!

Esse primeiro não é Sylar?

Um comentário:

Fred Fagundes disse...

Muito crítico, gostei bastante. Só não gostei do "vei" e meu irmão... o post era pra mim, é? : D

Mas tá muito engraçado!
Não apague.